terça-feira, 11 de maio de 2010

O caminho é pequeno para mim!

Hoje uma estórinha ;)


90 Graus

O caminho se abria e havia então duas opções à frente. Poderia permanecer onde estava, no caminho reto, ou fazer uma curva acentuada à direita. O ângulo da curva era de 90°, impossível saber o que surgiria no caminho.
Que tentação permanecer em linha reta!
Sabe como é: já era um caminho conhecido, estava habituada a ele. Não me traria surpresas desagradáveis (nem agradáveis). Era seguro, enfim.
Olhei ao lado procurando um sinal. Sempre que me via em dúvida tentava me apegar a algum sinal que, necessariamente, viria de fora. Nunca fui dada a introspecções, voltando-me para dentro de mim e buscando respostas às minhas questões. Sempre tive necessidade de buscar as respostas no lado de fora. Crença introjetada de que o mundo sabe mais acerca de mim do que eu mesma.
Buscando no exterior o sinal desejado, vi um lindo pássaro azul e verde sobrevoando a bifurcação à minha frente e, de súbito, tomando o rumo que levava ao caminho reto.
Decepcionou-me sobremaneira o pássaro! Queria que tivesse decidido por mim a tomar o caminho curvo e desconhecido, mas o desventurado não podia saber do meu desejo.
Opa! Ele não sabia do meu desejo?
Então, pela primeira vez me dei conta de que eu era possuidora de desejos e de vontades que respondiam aos meus desejos.
Decidida, segui adiante e, na estrada que se abria, segui o ângulo, adentrando o desconhecido e a primeira surpresa (ou segunda, depois da descoberta sobre mim) foi notar que o caminho, por mais estranho que me parecesse a principio, era agradável e confortante.
O ar que aspirava parecia mais fresco; a brisa que roçava os arbustos, mais suave; o sol que penetrava seus raios por entre as copas das árvores tocava meu corpo mais quente. Tudo conhecido; entretanto tudo tão novo!
Enchi-me de uma coragem que não sabia ser possuidora, firmei o passo e segui o caminho irregular que se me apresentava: curvas cada vez mais fechadas, subidas e descidas, rios que, de repente, atravessavam a estrada, obstáculos que me pareciam intransponíveis - os quais galguei com dificuldades, para, depois de vencidos, parecerem-me meros percalços.
E cheguei enfim onde estou: não sei em que altura do trajeto, se já andei de mais ou de menos. Sei que hoje meus pés tocarão um caminho diferente e que vou, a qualquer momento, me surpreender com o desconhecido e me espantar com o mundo e comigo mesma: com o mundo por ser sempre surpreendente quando nos dispomos a vê-lo; a mim mesma por ter a coragem necessária para olhar o mundo com outros olhos.

O caminho é pequeno para mim!


LFG, 11 de maio de 2010.

4 comentários:

  1. Lindo texto, ótima reflexão... essa coisa de tomar esse ou aquele caminho é complexo haja vista que existe muita gente envolvida neles. Adorei pensar contigo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. É minha querida, isso é se conhecer, amadurecer...encontrar em vc mesma novos mundos e novos rumos.Medos, toda gente tem do desconhecido, das curvas, dos rios e da mata, porém, é tendo coragem pra encarar que chegamos ao nosso porto seguro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Conhecer a ti mesmo não tem fim, a cada dia que se passa nos deparamos com uma atitude que até então não condizia-se com o que éramos.
    Desta forma o desconhecido, esta logo ali seja qual for o caminho. Mas o mais interessante é saber que de certo nos supreenderemos sempre com nós mesmos!!
    Adorei como sempre seu texto, seja qual a forma com que escreve. Pois escreve de forma clara e sentida, de um sentido de uma experiência, ou seja, da vida.

    Beijos linda, me desculpe a demora.
    Como lhe disse não havia aparecido a atualização de "Poesia e Prosa" em meu painel.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Escrevo para mim e para você.
Compartilhando pensamentos e sentimentos,
crescemos juntos!