domingo, 30 de maio de 2010

Armário


Revirava as gavetas e portas do armário tentando encontrar algo. 
Não sabia o que, mas deveria encontrar. 
O sentimento era de urgência.

Tantas recordações! Tantos papéis amarelados pelo tempo inexorável. 
Fotos de lugares e de pessoas que nunca mais havia visto enchiam os 
olhos de uma saudade alegre. Cartões de aniversário ou de namorados 
ou amigos com frases feitas, mas sei que foram escolhidos a dedo em 
uma pilha deles. Pedrinhas de rios nos quais molhei meus pés. Uma 
flor seca embrulhada (de onde viria? Não lembrei).

Sim, a saudade pode ser alegre. Saudade alegre é aquela que te faz 
rememorar tipos e situações que te fazem pensar que valeu a pena ter 
vivido, que nada é em vão. Ao contrário da saudade triste que te prende 
no passado.

Senti saudade e entendi o sentido da busca: viver o que vale a pena!

Passei em revista minha vida hoje, fazendo um balanço frio e calculista, 
e me questionando o que fará a vida ter valido a pena daqui a cinco anos.

Meu filho, sempre!

Meus amigos (tenho estado tão pouco com eles).

Minha profissão, que escolhi por paixão.

Minha família, que não escolhi, mas provavelmente escolheria se fosse possível.

Nos contras restaram duas ou três pessoas e uma infinidade de 
comportamentos meus que sei que tenho que elaborar e mudar. 
Os comportamentos dizem respeito só a mim e com eles me viro; 
quanto às pessoas...

Como prever? 

Deixo então o cálculo frio na gaveta de baixo, sob todos os papéis 
amarelados e a fecho. Voltarei a ela daqui um tempo e só então 
poderei dizer, por ter vivido, se elas me enchem os olhos de saudade.


LFG, 30 de maio de 2010.

Um comentário:

  1. Saudade alegre adorei! :D

    saudade assim é regada com lágrimas de pétalas
    suaves e perfumadas...

    e nesse balanço da vida que sempre fazemos, não se cobre muito a felicidade mora na simplicidade e é descoberta em "horinhas de descuido" como diria Guimarães Rosa

    Tenha uma semana FELIZ!!!

    Beijos cintilantes

    ResponderExcluir

Escrevo para mim e para você.
Compartilhando pensamentos e sentimentos,
crescemos juntos!